Dieta Livre de Glúten

Dieta Livre de Glúten

Está cada vez mais comum, e já se tornou uma nova tendência em dieta, cortar o glúten da alimentação, em virtude de ser uma indicação para alimentação mais saudável. Esta última tendência tem feito muito sucesso entre os famosos, pois promete secar a barriga, melhorar a aparência da pele, dar mais energia durante o dia, além da perda de peso.

O glúten é uma proteína encontrada em cereais como trigo, centeio e cevada. Algumas pessoas têm sensibilidade ao glúten, conhecida como doença celíaca, ela pode causar reações como inchaço incomum, dores de estômago, na cabeça e nas articulações, além de impedir que o corpo absorva os nutrientes dos alimentos.

Cortar o glúten da alimentação, seja por causa da doença celíaca ou não, ajuda a manter uma alimentação mais saudável, pois os alimentos com glúten, como os encontrados em pães, bolos, biscoitos e massas, costumam ser mais calóricos, com mais gorduras e açúcares. A mudança se dá principalmente pelas substituições por opções mais saudáveis, como o macarrão, pães, biscoitos e bolos com farinha de arroz, batata ou polvilho, barras de cereal a base de milho, quinoa e linhaça, entre outras opções.

Nos supermercados está cada vez mais fácil encontrar os produtos e ingredientes para você preparar seus alimentos sem glúten. Fique atento e aproveite para testar as receitas.

Imagens: Reprodução/Glamourmagazine

Ana Carolina