Dieta - Os legumes com mais proteínas

Dieta - Os legumes com mais proteínas

Quem possui alguma restrição alimentar precisa compensar os nutrientes do alimento que não ingere e procurar alternativas em outros alimentos. Para quem não come carne necessita buscar outras fontes de alimentos que contenham proteínas, pois os alimentos de origem animal são os que possuem a maior quantidade.

A proteína tem papel fundamental no organismo, pois age na construção dos tecidos, ajudando no ganho de massa muscular, aumento da resistência física, ganho de energia e também no emagrecimento. A indicação é ingerir uma grama de proteína para cada 1 quilograma de peso corporal.

As proteínas vegetais não contém todos os aminoácidos necessários para o corpo, por ter uma quantidade bem menor de proteína. Apesar dos legumes não serem conhecidos por ter grandes quantidades proteicas, contudo, alguns possuem  quantidade significativas.

Separamos alguns alimentos com uma boa quantidade de proteína para você incluir na sua alimentação:

  • a ingestão de até meia xícara de ervilhas e espinafre pode conter de 3 a 3,5 gramas de proteína;
  • já meia xícara de brócolis ou milho contém de 2 a 2,5 gramas;
  • a batata também é uma boa fonte de proteína, sendo que uma batata média possui em média até 3 gramas.

Esses alimentos podem ser incluídos facilmente nas receitas do dia a dia, como saladas, sopas, sanduíches, entre outros. Mais lembrando que o importante é manter a alimentação sempre equilibrada.

Imagens: Reprodução/Womenshealth

Ana Carolina