Cores e seus Usos

Cores e seus Usos

AMARELO
  • Muito usado como cor de fundo para cartazes, dependendo da tonalidade pode lembrar o sol, o ouro, a realeza. Na sua forma original, o símbolo “yn / yang” [é preto e amarelo pois, para os orientais são cores que se opõe. No islamismo o amarelo ouro caracteriza a sabedoria. Em tons intensos ou usado em demasia pode ser irritante. Em tons suaves é usado como cor infantil neutra. Usado também como cor de fundo para placas de advertência.
AZUL
  • Lembra frescor e pureza. Divindades hindus como Xiva Krishna são representadas por tons de azul. Usada em ambientes com efeito calmante ou em embalagens de água e outros produtos que devam passar idéia de pureza. Cor do infinito (o azul do céu). Com tons pasteis é usada para designar produtos infantis, geralmente masculinos.
BRANCO
  • Símbolo universal da pureza e da perfeição, indica também higiene e limpeza. Usado em rituais de nascimentos, casamentos, batizados e também por médicos e profissionais da saúde. Acalma e harmoniza mas, em excesso, pode ser entediante e, dependendo do uso ou ambiente, até depressivo.
CINZA
  • Associado à tecnologia, lembra o metálico como aço, alumínio, etc. Passa imagem de sobriedade e seriedade. Muito usado em ambientes e artigos masculinos. Usado também como base para outras cores por sua propriedade neutra, em seus tons mais claros.
MARROM
  • Do bege claro ao marrom intenso essa cor tem forte ligação com a terra. Associado, por motivos óbvios, ao café, chocolate e, por extensão a outros alimentos, especialmente doces. Freqüente em ambientes e produtos masculinos pode ter um resultado sóbrio e elegante.
ROSA
  • Considerado por muitos como a cor do amor, por estar ligada à deusa grega Afrodite, tem também características femininas e infantis. Embora o uso excessivo possa dar um resultado de mau gosto, pode ser combinada com outras cores com efeitos de elegância e suavidade.
VERDE
  • Florestas, natureza, frescor, e fonte de vida são algumas das idéias ligadas à essa cor e todos seus tons. Costuma representar o oposto do vermelho. Usado em alimentos, especialmente naturais, passa imagem de saudável. Simboliza também dinheiro e esperança. Usado em ambientes pode produzir repouso visual.
VERMELHO
  • Sangue, fogo, calor, vibração, paixão, volúpia, fecundidade estão relacionados ao vermelho. Em ambientes deve ser usado com cuidado e critério. Ligado também a alimentação pode lembrar sabor e coisas quentes ou pimenta. Em conceitos religiosos pode estar ligado ao demônio ou ao mal. Muito usado para sinais de advertência ou perigo. Em vitrines, usado com habilidade, pode chamar a atenção.

VIOLETA / LILÁS

  • Uma é mais intensa e outra mais leve, mas são variações da mesma cor, formada pelo rosa puro (magenta) e azul puro (ciam).Para várias culturas orientais simboliza a pureza e paz. É também a cor da meditação. Para os católicos, a tonalidade mais intensa e escura simboliza a paixão de Cristo (daí sua associação à morte). Em tons suaves é muito usada em ambientes femininos.